Nas próximas semanas, os cibernautas portugueses caçados


Noticia o Público de hoje: «Nas próximas semanas, os portugueses que tenham carregado ou descarregado ilegalmente músicas na internet irão receber uma carta a convidá-los a pagar uma indemnização por desrespeito dos direitos de autor ou, em alternativa, enfrentar um processo judicial. John Kennedy, o presidente e administrador executivo da IFPI, a federação que representa a indústria fonográfica em todo o mundo, lança, depois de amanhã, em Lisboa, mais uma vaga de processos judiciais contra as pessoas que partilham ficheiros musicais, de forma ilegal, na internet.», O mesmo é dizer, portanto, que a grande batalha (ou as grandes batalhas) estão finalmente às portas de Portugal, sem que um dos lados tenha tido tempo para organizar um exército competente como os que noutras paragens se têm criado. Não imagino como é que estes senhores pretendem provar em tribunal a identidade dos transgressores, mas palpita-me que a directiva da UE sobre retenção de dados que passou quase despercebida há uns meses começará agora a dar os seus (podres) frutos. Se algum dos leitores receber uma destas ameaçadoras cartas, eu gostaria muito de tomar conhecimento do seu teor."


Gosto especialmente de um comentário que li:
"As notificações do Tribunal não têm de ser em correio registado já desde à vários anos. O facto de agora ser mais fácil julgar à revelia da presença do arguído também não ajuda.


A partilha de conteúdos entre privados sem qualquer relação comercial nunca deveria ser perseguida. Estamos a atingir níveis de perseguição que se aproximam de polícia do pensamento. Estão a ser criadas leis que tornam em criminosos o cidadão comum."




Mas quem não tem musicas de mp3 ilegais no computador não precisa de se preocupar nem manifestar, todos os outros deviam dar a sua opinião e ajudar a que uma directiva que foi dada pela propria comissão europeira fosse seguida. Este assunto releciona-se intimamente com as patentes de software.


E as pessoas deixam...






'In the future, the oppression will come in increasingly subtle forms'.

0 bitaite(s) sobre “Nas próximas semanas, os cibernautas portugueses caçados”

Enviar um comentário

Procura aí

Esbloga-mos fm

Estão a esblogar

Já esblogaram



XML

Get Firefox!
 Use OpenOffice.org
Get Amsn!