A romântica palavra... Cuba.

Preconceito e sentido de culpa

É imensamente pequeno este desafio que me coloco ( o chamado desafiozito), tentado contra-argumentar ou, salvo seja, argumentar democraticamente com o texto de Porti, que chamarei de p, mais por mero instrumento pratico que desprestigiante.

Será preconceituoso que p me sugira que experimente alterar o meu comportamento social para assim justificar a conduta revolucionário e correcta de um cubano? - é obvio que não . Nada mesmo preconceituoso, nem tão pouco presunçoso.

A culpa de ser constatemente aliciado com charutos, runs e afins...é minha. Decerto nao saberei me colocar na minha posição exacta de turista, e assumo que é com o minha errada conduta, ou seja, por minha culpa, por minha grande culpa,que no proprio Aeroporto de Varadero fosse abordado pela Policia de fronteiras cubana me questionado sobre uma hipotetica oferta que teria para com os elementos desse ilustre departamento caso necessitasse da sua colaboração nos termos dentro da lei.

Tambem é claro e inequivoco que por ter cometido o acto infame de me sentar numa cadeira na bodeguita del médio e ter a ousadia de pagar um daiquiri a 12 euros, como fez o hemingway, nao estarei a estimular que um cubano nao veja em mim mais que uma fonte monetária. Em mim, e em todos os turistas, como tu, que visitam aquele país por solidariedade para com a heroica luta dos cubanos contra o inimigo imperialista, opsss......... - que visitam o país para tirar umas relaxantes e merecidas férias em Varadero e beber umas pinas coladas. E da condição de turista em Cuba nenhum de nós se abstraí...

Deixa-te de moralismos pf

Preconceito e Carta sobre a tolerância

É de salutar que cada vez que p se refere às minhas observações o faz utilizando o termo de preconceito, insinuando duma forma clara que as conclusões e ou interrogações a que eu chego são consequencia duma perfida e malefica reflexão sobre Cuba, repleta de espiritos contra-revolucionários e incentivadas pelo polvo pentagonal do imperialismo.

É inclusive bonito que cada vez que p constroi uma argumentação contrapondo algo que eu tenha referido o faz levantado duvidas, reflectindo apaixonadamente com as minhas interrogações, referindo o que justamente não concorda, mas valorizando os elementos com os quais se identifica, acrescentando num espirito fraterno mais um contributo.

É belo que ele questione os meus raciocinios, assim com obviamente se interroga sobre a veracidade e exactidão dos seus. A forma aberta, singela e sensivel com que ele aborda a critica me faz recordar aquele ilustre exemplo de tolerância em que culmina a teorica e actualizada referencia da " Superioridade Moral dos Comunistas"

Não optes por cortar a cabeça do mensageiro...

A defesa do cavalo alheio

Decerto saberás a altura correcta em que fidel disse que não era comunista e não queria transformar Cuba numa país comunista, tambem sabes que foi em directo numa televisão norte-americana, e consequentemente terás conhecimento sobre o exacto momento em que disse que era marxista-leninista e alicerçado numa postura de abolição de partidos e eleições, já sem Cienfuegos, Hubert e muitos outros...mas com Che por muito pouco tempo.

Decerto saberás o que são os CDR´s - (Comité de Defesa da Revolução) onde existem mecanismos claros de acusação de uns cidadaos sobre os outros, onde os Bufos podem incriminar pequenos suspeitos de contra-revolucionários, e será que isto nao te faz lembrar nenhum procedimento similar ( libertário) no nosso país á beira-mar plantado?

Decerto saberás o que é a Liberdade nos homens, desde a ti, a mim, a um ucraniano, a um francês, a um moldavo, a um Brasileiro, a um paquistanês, a um indio, a um polaco, ela poderá variar um pouco em termos de definicão clara e objectiva. Mas a pena de morte não, ela é igual nos EUA, China ou em Cuba. E saberás muito bem que foram executados 2 balseros ( que em abono da verdade não era personas santas) á pouco tempo em Cuba.. procuravam a sua felicidade e/ou liberdade!!!!

Caro p esse cavalo não é teu...não te sentes nele.

Definição de DEMO - CRACIA e outras alegrias que me dás...

-------------Demo é povo, cracia é poder------------- ?

Como p gostava que eu definisse democracia,mas gostavas mesmo, mas impondo condições alicerçadas em preconceitos para tu saberes do que estavamos a falar. E como nao querias definições do dicionários, que essas tu memorizas e utilizas. E como eu faço tudo o que tu queres. Deixo-te aqui duas definições de Democracia, uma musica do Sergio Godinho ( que peço que leias com atenção redobrada a parte
liberdade ), e uma definição da Wikipédia ( instrumento da internet que os cubanos nao podem utilizar livremente )

A Democracia é o pior de todos os sistemas Com excepção de todos os outros :
A Democracia é também, Uma mãe mais doce que o mel, Só que às vezes Abel mata Caim, Caim mata Abel, Há muitos países que julgam, Que têm democracia, inclusive às vezes, o nosso, Mas encha-se de justiça o fosso, E erga-se a liberdade ao meio, Que só de intenções, Está o inferno cheio, Não há justiça sem liberdade, E o vice-versa é também verdade, E essa é a luta, no fundo Pelos direitos humanos no mundo

Democracia é um regime de governo onde o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos. Para usar uma frase famosa, democracia é o "governo do povo para o povo". Democracia se opõe às formas de ditadura e totalitarismo, onde o poder reside em uma elite auto-eleita.
Democracias podem ser divididas em diferentes tipos, baseado em um número de distinções. A distinção mais importante acontece entre democracia direta(algumas vezes chamada "democracia pura"), onde o povo expressa sua vontade por voto direto em cada assunto particular, e a democracia representativa(algumas vezes chamada "democracia indireta"), onde o povo expressa sua vontade através da eleição de representantes que tomam decisões em nome daqueles que os elegeram.

Definir uma coisa!!! que alegrias tu me dás...

Directo e romântico...

Caro p é com p de Pena, que nao te vi responder duma forma clara e directa a nenhuma das interrogações que fiz, devido a essa grave incongruencia, repito as questoes, a saber:
Será que existe uma posição mediana, uma especie de terra de ninguem - sem ser pró-Fidel e sem ser pró-EUA?
Será que Cuba se tivesse alguma abertura democratica ainda existiria da forma actual?
Nao será democratico que quem nao concorda com o regime se organize para criar mecanismos para modificar o que legitimamente pensam que está errado?
Será correcto a passagem do poder, ainda que momentaneamente para o irmao Raul, tipo monarca norte coreano?
Será que é que é correcto chamar ditador a Fidel e PIDE à CDR, quando a pena de morte é aplicada a quem tenta modificar o sistema?
Será que os EUA preferem uma Cuba de putas e jogo ou uma Cuba dita democratica?
Será que Cuba Vencerá? Ou os Cubanos venceram?

Já agora meu amigo p abandona esse romantismo bacoco de te identificares com um país que não o teu, só por necessidade de afirmação da actualidade da tua luta, ou melhor pensa em outras soluções tipo: Vietnam , China, Laos e Coreia. Lol.

1 bitaite(s) sobre “A romântica palavra... Cuba.”

  1. # Blogger MG

    Será?

    Será que existe uma posição mediana, uma especie de terra de ninguem - sem ser pró-Fidel e sem ser pró-EUA?

    Chamas posição mediana rever naquele país um patamar mais desenvolvido de justiça?


    Será que Cuba se tivesse alguma abertura democratica ainda existiria da forma actual?

    Quando falas em abertura democrática referes-te a quê? aos meios financeiros e bens de consumo?

    Nao será democratico que quem nao concorda com o regime se organize para criar mecanismos para modificar o que legitimamente pensam que está errado?

    Não será anti-democrático, permitir a organização e criação de mecanismos que gerarão desigualdades?

    Será correcto a passagem do poder, ainda que momentaneamente para o irmao Raul, tipo monarca norte coreano?

    A ser realmente como colocas a questão, saberás certamente a resposta. Mas será mesmo assim?

    Será que é que é correcto chamar ditador a Fidel e PIDE à CDR, quando a pena de morte é aplicada a quem tenta modificar o sistema?

    Sabias que os dois únicos casos a que te referiste tinham antecedentes criminais?

    Será que os EUA preferem uma Cuba de putas e jogo ou uma Cuba dita democratica?

    Podes explicar esta tua pergunta?

    Será que Cuba Vencerá? Ou os Cubanos venceram?

    Com certeza que sim. É essa a história da humanidade.

    Aquele Abraço  

Enviar um comentário

Procura aí

Esbloga-mos fm

Estão a esblogar

Já esblogaram



XML

Get Firefox!
 Use OpenOffice.org
Get Amsn!