
24 Setembro 2008 - 19h27
Sindicato recebeu 30 milhões de euros
Ex-administrador da Siemens admite suborno
O ex-administrador da Siemens, Johannes Feldmeyer, admitiu esta quarta-feira em tribunal ter subornado a Comunidade Independente de Funcionários da Empresa (AUB), um sindicato paralelo criado para diminuir a influência do Sindicato dos Metalúrgicos (IG Metall).
Os apoios à AUB elevaram-se a meio milhão de euros por trimestre, revelou Feldmeyer, adiantando que este acordo foi firmado oralmente com o chefe da referida organização, Wilhelm Schelsky, que recebia também pessoalmente os apoios financeiros da Siemens. Ao todo, foram pagos pelo consórcio ao referido sindicato cerca de 30 milhões de euros, entre 2000 e 2006.
Feldmeyer, que falava na sala de audiências do julgamento que decorre em Nuremberga, no qual está a ser acusado de corrupção activa e tráfico de influências, alegou que cumpriu ordens superiores e garantiu que os responsáveis máximos da Siemens, nomeadamente o ex-presidente executivo Heinrich von Pierer, estavam a par de toda a situação.
O AUB assinou com a Siemens, por exemplo, em nome dos seus filiados, um acordo sobre a flexibilização dos horários de trabalho, que poupou milhões de euros ao gigante alemão do ramo electrónico.
O sindicato, que operava em todas as empresas do ramo metalúrgico e electrónico, chegou a ter 10 mil filiados, sendo a maioria membros de comissões de trabalhadores das respectivas empresas.
Etiquetas: Mais barato não há
Quanto mais prima, mais se lhe arrima.
0 Bitaite(s) Esblogado por fa no dia 16 setembro 2008 às 02:02.
