It's the Economy, Stupid

Northern Rock em risco de não pagar empréstimo do Banco de Inglaterra


O Banco de Inglaterra poderá não voltar a ver grande parte do capital que emprestou ao Northern Rock, pois este banco passou 70% da sua dívida hipotecária para uma “offshore” por si controlada. Isto impede o banco central de conseguir garantias para o dinheiro que emprestou.

O diário britânico “Guardian” escreve hoje que o Northern Rock terá passado 53 mil milhões de libras (73,58 mil milhões de euros) em dívida hipotecária para uma “offshore” que controla na ilha de Jersey.

Isto coloca em risco a possibilidade do Banco de Inglaterra recuperar os 23 mil milhões de libras que emprestou à instituição financeira, pois não tem colateral suficiente para garantir o pagamento nem pode ir buscá-las a outra entidade em “offshore”, mesmo que esta seja controlada pelo banco.

O Northern Rock foi o banco europeu mais afectado com a crise do mercado hipotecário de alto-risco (“subprime”), pois tinha grande exposição a este género de dívida. O banco central teve de injectar muito capital para evitar que o Northern Rock entrasse em colapso, mas agora não tem garantias que o banco pode pagar a dívida.

Por José Pedro Luís in Jornal de Negócios

Etiquetas:

0 bitaite(s) sobre “It's the Economy, Stupid”

Enviar um comentário

Procura aí

Esbloga-mos fm

Estão a esblogar

Já esblogaram



XML

Get Firefox!
 Use OpenOffice.org
Get Amsn!