O Banco de Inglaterra poderá não voltar a ver grande parte do capital que emprestou ao Northern Rock, pois este banco passou 70% da sua dívida hipotecária para uma “offshore” por si controlada. Isto impede o banco central de conseguir garantias para o dinheiro que emprestou.
O diário britânico “Guardian” escreve hoje que o Northern Rock terá passado 53 mil milhões de libras (73,58 mil milhões de euros) em dívida hipotecária para uma “offshore” que controla na ilha de Jersey.
Isto coloca em risco a possibilidade do Banco de Inglaterra recuperar os 23 mil milhões de libras que emprestou à instituição financeira, pois não tem colateral suficiente para garantir o pagamento nem pode ir buscá-las a outra entidade em “offshore”, mesmo que esta seja controlada pelo banco.
O Northern Rock foi o banco europeu mais afectado com a crise do mercado hipotecário de alto-risco (“subprime”), pois tinha grande exposição a este género de dívida. O banco central teve de injectar muito capital para evitar que o Northern Rock entrasse em colapso, mas agora não tem garantias que o banco pode pagar a dívida.
Por José Pedro Luís in Jornal de NegóciosEtiquetas: Eles comem tudo
0 bitaite(s) sobre “It's the Economy, Stupid”