É sempre a subir!!!

Por que sobe o desemprego e em que profissões

As mudanças no Estado começam a produzir efeitos. A Administração Pública liderou na destruição de emprego no segundo trimestre.

"Fruto de um novo paradigma de concorrência global, que ditou o esvaziamento dos sectores tradicionais (têxtil e calçado, por exemplo), mas também da carência de trabalhadores com médias e altas qualificações e iniciativas empresariais inovadoras, o país conseguiu, o feito inédito de ultrapassar Espanha... no nível de desemprego. (...)
Apesar do baixo crescimento do produto, e do emprego estar, em média, estagnado desde 2002, há áreas que estão a criar postos de trabalho. O que podia ser positivo. Mas que não é. Segundo o INE, as áreas que mais empregos criaram no segundo trimestre – período marcado por uma destruição de emprego de 0,5% a nível nacional – foram as actividades com empregados domésticos e as actividades de produção para uso próprio. (...)
Rui Constantino, economista-chefe do Santander Portugal, faz um diagnóstico semelhante. “Muitas empresas fecharam nos últimos anos por causa da concorrência pois o modelo em que Portugal assentava deixou de ser competitivo, por isso a recuperação do emprego não será feita à custa dessas actividades” (...)
Uma pequena parte que, por isso, não chega para fazer recuar o desemprego dos níveis elevados em que se encontra: 8,3% da população activa, segundo o Eurostat que usa uma metodologia diferente da do INE. No entanto, a tendência é sempre igual: desemprego a subir."

Artigo daqui

Etiquetas:

0 bitaite(s) sobre “É sempre a subir!!!”

Enviar um comentário

Procura aí

A esblogar desde

Esbloga-mos fm

Estão a esblogar

Já esblogaram



XML

Get Firefox!
 Use OpenOffice.org
Get Amsn!